quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Queijadas brasileiras

150 g côco
150 g queijo S. Jorge ralado
7 ovos
500 g acúcar

Preparação:
Juntar os ovos com o acúcar, depois o côco e o queijo, mexendo tudo muito bem. Forrar e untar uma forma própria e levar a mistura a cozer em forno pré-aquecido durante 30 minutos.

Soufflé gelado de laranja

2 folhas de gelatina
5 gemas
150 g acúcar
1,5 dl sumo natural de laranja
1 c. sopa de licor de laranja
3 claras
1,5 dl chantily
cacau em pó

Preparação:
Preparar 8 taças com um rebordo de papel e colocar as folhas de gelatina em água fria. Bater as gemas com metade do acúcar e juntar as folhas de gelatina, depois de escorridas e dissolvidas numa colher de sopa de água quente. Cozinhar este creme em banho-maria até engrossar. Retirar do lume e juntar o sumo e o licor de laranja. Colocar esta mistura numa tigela e deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e adicionar o restante acúcar. Delicadamente, devem misturar-se com o creme e o chantily, sendo depois enchidas as taças e colocadas no congelador durante um dia. Antes de servir, retirar o papel e polvilhar com cacau.

Mousse de Framboesa

500 g framboesas
150 g acúcar fino
4 claras
limão

Preparação:
Triturar as framboesas, juntar umas gotas de limão e reservar. Bater as claras em castelo e misturar o acúcar, incorporando de seguida as framboesas com uma colher de pau. Servir em taças e enfeitar com framboesas cortadas ao meio.

Tarte de Chocolate e Natas

Massa:
250 g bolacha tipo maria
150 g margarina
1 ou 2 c. sopa acúcar (facultativo)

Recheio:
2,5 dl leite
30 g farinha de trigo
50 g acúcar
1/2 c. chá maisena
2 ovos
30 g margarina
150 g chocolate culinário
2 c. chá rum ou aguardente
acúcar em pó

Guarnição:
125 g natas
1/2 c. sopa acúcar
1 c. sopa leite
chocolate ralado a gosto

Preparação da massa:
Triturar as bolachas até ficarem em pó, juntando de seguida a manteiga derretida e o acúcar, misturando muito bem. Forrar uma tarteira com fundo amovível e levar ao friforífico durante 2 horas.

Preparação do recheio:
Misturar o acúcar com as farinhas e os ovos batidos, juntando depois o leite previamente aquecido. Mexer todos os ingredientes muito bem, levando-os depois a lume brando até ferver, mexendo sempre. Retirar o preparado do lume e juntar a margarina cortada em pedaços, o chocolate ralado e o rum, mexendo sempre até ficar fofo. Depois de arrefecer, encher a tarteira com o recheio e polvilhar com acúcar em pó, levando depois ao frigorífico para solidificar. Entretanto, bater as natas bem geladas com o acúcar e o leite até ficarem espessas. Antes de servir, barrar a tarte com as natas e polvilhar com chocolate ralado.

Tarte de Limão Merengada

1,5 pacote de bolacha tipo maria
200 g margarina
1 lata de leite condensado
1 limão
2 ovos
2 colheres de sopa de acúcar

Preparação:
Triturar as bolachas, juntar a manteiga derretida e envolver muito bem. Forrar uma forma de tarte com a mistura, pressionando bem, colocando-a de seguida durante 30 minutos no congelador.
Misturar bem o leite condensado com o sumo e raspa de limão e juntar de seguida as gemas, batendo novamente. Deitar o creme por cima da base da tarte e levar a forno, médio, durante 10 minutos. Bater as claras em castelo juntamente com o acúcar e colocá-las depois sobre a tarte, que deve ir para o forno durante mais 5 minutos.

Tarte de Pastel de Nata

Eis a minha especialidade de há muito anos, era eu ainda uma teenager:-) e que faz as delícias dos meus mais queridos!

Massa:
150 g farinha
75 g manteiga
60 g acúcar
1 gema (facultativa)

Recheio:
7 colheres de sopa acúcar
2 colheres de sopa maisena
4 gemas
500 ml leite
Raspa de limão (a gosto)
Acúcar baunilhado (a gosto)

Preparação da massa:
Misturar a manteiga amolecida com a farinha, juntando depois a gema de ovo e batendo bem. Adicionar o acúcar e amassar bem a massa. Forrar uma tarteira de fundo amovível e reservar.

Preparação do Recheio:
Misturar as gemas com o acúcar, juntando de seguida a maisena e batendo bem. Aromatize o leite com um pouco de acúcar baunilhado e junte-o ao preparado anterior, envolvendo bem todos os ingredientes. Juntar a raspa de limão e misturar de novo, levando de seguida a lume brando e mexendo sempre com uma colher de pau até o creme espessar. Logo que o creme engrosse, encha a forma e leve-a ao forno, com uma temperatura média, durante cerca de 40 minutos até ficar com o aspecto dos célebres pastéis de nata.